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Métodos e instrumentos de pesquisa científica aplicados à gestão pública

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08:00 as 17:00

Presencial

APRESENTAÇÃO

A pesquisa científica desempenha um papel fundamental na qualificação da administração pública, sendo um instrumento estratégico para a formulação, implementação e avaliação de políticas públicas eficazes. Ao produzir conhecimento sistematizado e baseado em evidências, a pesquisa permite que gestores públicos tomem decisões mais informadas, reduzindo o risco de ações baseadas em suposições ou interesses alheios ao bem comum. 

Além disso, a pesquisa científica contribui diretamente para a melhoria contínua dos serviços públicos. Por meio da análise de dados e da avaliação de programas governamentais, é possível identificar falhas, propor ajustes e mensurar impactos reais na vida da população. Outro aspecto relevante é o estímulo à inovação. A investigação acadêmica aplicada à gestão pública favorece o desenvolvimento de novas soluções para problemas complexos, como a digitalização de processos, o combate à corrupção, a inclusão social e a sustentabilidade ambiental. Isso torna o Estado mais eficiente, adaptável e preparado para enfrentar os desafios contemporâneos. 

Ao fomentar a produção científica entre servidores públicos, fortalece-se a formação de quadros técnicos mais qualificados, com pensamento crítico, visão sistêmica e capacidade de propor soluções inovadoras. Isso contribui para uma administração pública mais profissional, ética e comprometida com o interesse público. Neste sentido, o curso foi idealizado de maneira que o estudante possa identificar, delimitar e caracterizar os principais problemas que se apresentam na sua instituição. 

A partir dessa constatação, propõe-se a elaboração de uma pesquisa baseada em critérios científicos para que a partir do conhecimento da realidade empírica as soluções possam ser encontradas e o serviço público atenda à necessidade dos cidadãos. Durante a capacitação, está prevista a realização de oficinas onde o estudante, sob a tutoria do professor, elaborará uma proposta de investigação, o que permite que os conhecimentos teóricos sejam efetivamente aplicados na realidade empírica do aluno.

 

OBJETIVO

Desenvolver competências para a produção de conhecimento científico voltado à resolução de problemas públicos e à melhoria da gestão governamental promovendo a cultura da pesquisa aplicada como ferramenta estratégica para formulação, implementação e avaliação de políticas públicas.

Ao final do curso, espera-se que os estudantes sejam capazes de: capacitar servidores para elaborar projetos de pesquisa com rigor metodológico e relevância prática apresentando os principais métodos científicos utilizados nas ciências sociais aplicadas, com foco na administração pública; promover o uso de evidências empíricas na formulação, implementação e avaliação de políticas públicas estimulando a integração entre teoria e prática acadêmica das demandas reais da administração pública; aplicar conhecimentos científicos na análise e solução de problemas enfrentados em sua instituição, promovendo a melhoria da qualidade e eficiência do serviço prestado ao usuário final.

 

PÚBLICO-ALVO

Gestores e líderes em cargos estratégicos, servidores públicos técnicos especializados, servidores públicos que formulem políticas públicas, educadores e multiplicadores de conhecimento de instituições públicas.

INSTRUTORES

Paulo Rosso

Consultor do Banco Mundial na área de catalogação e padronização de materiais de consumo e permanente. Gestor Patrimonial do PJF/JT/TRT21, durante duas décadas, servidor inativo do QPP, atuou como Gestor e Presidente de Comissões de Trabalho na área. Professor convidado do curso de pós-graduação em Gestão Pública da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte. Professor/Tutor da Escola Superior do Ministério Público da União. Administrador, graduado pela UFRN, especialista em Administração Judiciária pela Universidade Potiguar/Escola da Magistratura do Trabalho da Vigésima Primeira Região, conta com mais de 40 anos de experiência profissional na administração de instituições privadas e públicas. Palestrante e instrutor.

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