APRESENTAÇÃO
Adequando-se aos parâmetros de eficiência, buscando técnicas e conhecimentos focados na gestão de materiais, fundamentados em aspectos científicos que proporcionem formas mais seguras, econômicas e racionais de investimentos, em conformidade com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída pela Lei Federal 12.305/2010.
OBJETIVO
Capacitar os participantes com informações técnicas sobre procedimentos metódicos e precisos de catalogação e padronização de materiais, ao mesmo tempo que aborda os reflexos positivos diretos na contratação, em cumprimento a Lei de Licitações e Contratos, e na gestão dos bens durante todo o seu ciclo de vida, baseadas nas normas técnicas brasileiras, regulamentos de metrologia e organismos técnicos internacionais.
PÚBLICO-ALVO
Diretores, gerentes e servidores que atuam, direta ou indiretamente, nas áreas de gestão de materiais e profissionais das áreas controle.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1. Foco da instrutoria; 2. Como quebrar paradigmas ineficientes?; 3. O sucesso é criação da ousadia: como atingir tal patamar?; 4. Como ousar na gestão?; 5. O mapeamento do processo de gestão e os reflexos na catalogação e padronização; 6. As leis de licitações vigentes e os aspectos de descrição e padronização do bem; 7. Gestão de recursos patrimoniais; 8. Administração de Materiais e respectivos ciclos; 9. Gerenciamento dos estoques e dos equipamentos; 10. Reflexos de gestão oriundo da Padronização e Catalogação de Bens – maximização e otimização de recursos, controles e logística de distribuição; 11. Saneamento e enriquecimento do cadastro de materiais e serviços; 12. Governança do cadastro de materiais e serviços; 13. Categorização de materiais e compras; 14. Controle de Estoque, suas classificações, inspeções, procedimentos de recebimento e aceitação e movimentação; 15. Conceitos de identificação e racionalização do estoque, o que ocasiona sua redução; 16. Diagnóstico de armazenamento; 17. O método PEPS na Administração Pública; 18. Padronização, Normatização e Normalização; 19. Padrão de Descrição de Material – o que é e como aplicar?; 20. Federal Supply Classification – o que é e como aplicar?; 21. Criticidade do material, Qualidade e os Princípios do KAIZEN; 22. Metodologia de Análise e Solução dos Problemas; 23. Governança do Cadastro de Materiais; 24. Critérios de classificação de materiais; 25. Gerenciamento dos cadastros, Identificação de Material e regras de caracterização; 26. Catalogação de Materiais; 27. Processo de catalogação; 28. Identificação, Especificação, Codificação e Cadastramento; 29. Responsabilidades e procedimentos operacionais, Saneamento e sincronização de catálogos; 30. Centro de distribuição de materiais – tipos, objetivos, facilidades; 31. Estudos de casos e consultoria técnica aos participantes; 32. Roteiro prático; 33. Exemplos de catalogação e padronização já aplicada no Serviço Público Federal.

