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Gestão Patrimonial

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CERTIFICADO

16 horas

09/06 a 13/06

08:30 as 12:30

Online - ao vivo

APRESENTAÇÃO
Em atenção às diretrizes balizadoras na gestão patrimonial, especificamente bens imóveis da Administração Pública, a capacitação busca alcançar uma gama de gestores, administradores, coordenadores, contadores, controles internos, servidores que atuam diretamente e indiretamente na gestão de bens públicos, primando pela busca do conhecimento técnico no desempenho das atividades. Cada vez mais torna-se notório que os ativos representam seus valores nos relatórios contábeis e patrimoniais, para que essa prática se torne possível na tomada de decisão, é imprescindível conhecer os normativos e boas práticas voltadas à gestão dos imóveis públicos.

OBJETIVO
Atender a necessidade de realizar a correta classificação dos imóveis, registros e regularizações junto a SPU, trazendo a evidenciação e reconhecimento do ativo em atendimento ao MCASP, NBC TSP e demais normativos e exigências dos órgãos de controle. Ademais, discorrer sobre principais normativos vigentes que tratam da gestão de bens imóveis; executar funcionalidades do sistema SPIUnet/SPUnet; discutir sobre as melhores práticas voltadas à gestão patrimonial; compreender as diretrizes norteadoras dos ajustes contábeis e patrimoniais na visão prática da Administração Pública em atendimento as NBC TSP.

PÚBLICO ALVO
Gestores de Patrimônio e Materiais, Coordenadores de Áreas; servidores diretamente envolvidos com grupos de trabalhos ou comissões de avaliações e/ou reavaliações e desfazimento de bens móveis; diretores de Unidades; e, ainda, aos profissionais de outras áreas que se interessem pelo tema.

METODOLOGIA
O curso será contextualizado por meio de material didático, exercícios individuais/grupo, exposição dialogada, recursos audiovisuais relacionados à realidade profissional, fundamentados na legislação vigente referentes à implementação dos respectivos sistemas.

A metodologia utilizada será participativa e fundamentalmente interativa, apoiada tanto na fundamentação conceitual como na abordagem de cases organizacionais – consubstanciada em exercícios práticos – aliada à vivência simulada de dificuldades/problemas do cotidiano profissional.

O curso será organizado em formato virtual síncrono, via plataforma de videochamada Google Meet ou Zoom, a depender da preferência do/a instrutor/a.

Para acompanhamento das aulas, os alunos receberão, a título de material didático, apostila de slides em formato .pdf cujo conteúdo foi elaborado especialmente para o desenvolvimento do curso.

REQUISITOS
● Senha de acesso ao SPUnet/SPIUnet.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Módulo I – Apresentação do SPIUnet e SPUnet
1. Legislação vigente, missão e atuação dos órgãos de controle no controle de bens imóveis; 2. Perfis dos usuários e senhas de acesso aos Sistemas, Interligação dos sistemas.

Módulo II – Cadastro de Unidade Gestora
1. Requisitos e prática para cadastro de unidades gestoras dos sistemas estruturantes.

Módulo III – Cadastro de Imóvel
1. Documentação necessária; 2. Cadastro de bem novo; 3. Cadastro de RIP imóvel e RIP utilização; 4. Consulta por UG, RIP e Regime de Utilização, Tipo de destinação.

Módulo IV – Atualização de bem imóvel
1. Consulta; avaliação, alteração; inclusão; exclusão, e reativação de RIP imóvel e RIP utilização para fins da destinação correta dos bens dentro de cada Unidade Gestora (UG) e reflexo nos sistemas estruturantes.

Módulo V – Baixa de Bens no SPIUnet
1. Consulta; 2. Alteração; 3 Inclusão; 4. Baixa de bens no SPIUnet.

Módulo VI – Noções de Contabilidade Patrimonial
1. Conceitos de Contabilidade Pública, a importância da contabilidade no controle patrimonial; 2. O papel e responsabilidade do gestor de patrimônio; 3. Classificação dos bens imóveis; 4. Noções de natureza de Despesa e contas contábeis na operacionalização do SPIUnet.

Módulo VII – Legislação aplicável à contabilidade e controle dos bens imóveis
1. Estudo acerca do macro funções 20344 (bens imóveis), 21060 (ajustes contábeis), Portaria SPU/STN 10/2023 e Instrução Normativa SPU 67/2022 e NBC TSP 07, juntamente com a aplicabilidade destas no cadastro e atualização dos bens imóveis.

Módulo VIII – Baixa de saldos alongados nos sistemas contábeis e inclusão de valores no SPIUnet/SPUnet
1. Apresentar as diversas formas de baixas de obras em andamento, instalações, estudos e projetos no sistema contábil e a inserção de tais valores no SPIUnet/SPUnet.

Módulo IX – Depreciação de bens imóveis
1. Abordagem geral sobre depreciação de bens imóveis; 2. Formas de cálculo; 3. Lançamento no SPIUnet e conciliação com sistemas de contabilidade.

Módulo X – Inventário de bens imóveis
1. Tipos de inventário; 2. A obrigatoriedade de inventário na aprovação de contas; 3. Periodicidade dos inventários; 4. Inventário como forma de controle qualitativo e quantitativo dos bens imóveis; 5. Abordagem geral do inventário no SPIUnet e SPUnet.

Módulo XI – Alienações, Cessões, Doações e transferências de bens imóveis
1. Abordagem geral sobre alienações, cessões (onerosas e não onerosas), doações e transferência de bens imóveis originados no SPIUnet e SPUnet e seus reflexos no sistema de contabilidade.

VALOR DO INVESTIMENTO
O valor da inscrição é de R$1.890,00 (mil oitocentos e noventa reais) por participante.

2 participantes do mesmo órgão (cada): R$1.850,00 (mil oitocentos e cinquenta reais).
3 participantes do mesmo órgão (cada): R$1.810,00 (mil oitocentos e dez reais).
4 participantes do mesmo órgão (cada): R$1.770,00 (mil setecentos e setenta reais).

*Observação: o desconto acima é válido para inscrições no mesmo curso e vinculadas à mesma fonte pagadora.

INSTRUTORES

Gessé F. Dias

Chefe do Serviço de Contabilidade e Finanças do Ministério dos Transportes. Possui 28 anos de experiência como servidor público Federal na área de Logística (gestão de patrimônio, gestão contábil e gestão financeira; Licitação, Almoxarifado, Compras, Leilão, desfazimento de bens), Especialização em Gestão Pública, Auditoria e Perícia Contábil, Gestão Estratégica de Pessoas e Processos Gerenciais e Aperfeiçoamento em Gestão de Projetos, Gestão por Competências e Planejamento Estratégico, Gestão de Patrimônio Público, Gestão no SIADS e Materiais e Almoxarifado. É também Oficial da Reserva do Exército do Serviço de Intendência com experiência em: gestão de pessoas, gestão financeira e orçamentária, licitações e fiscalização de contratos, graduado em Administração de Empresas e em Ciências Contábeis. Em relação à docência, é instrutor em Gestão de Patrimônio para órgãos SIADS e não SIADS e Gestão de Almoxarifado e Materiais e Colaborador da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) no curso Gestão de Materiais. Atuou como professor no ensino superior nas instituições UFMS, UFGD, UNIDERP, FETAC e PNAP/UAB e como Tutor a Distância no Curso de Administração Pública da Universidade do Estado do Mato Grosso do Sul. Também tem ampla experiência na operacionalização do SIAFI, SIADS, Contratos 4.0, Doações.gov; Compras Governamentais.

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