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Oficina de gestão e acompanhamento de contratos com base na jurisprudência atual do Tribunal de Contas da União (TCU), abordando Fornecimento, Ata de Registro de Preço, Serviços e Obras

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8 horas

05/05 a 06/05

08:30 as 12:30

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APRESENTAÇÃO

A Oficina de Gestão e Acompanhamento de Contratos abordará os principais aspectos que envolvem essa atividade no campo da gestão de contratos, em especial os aspectos práticos e as controvérsias relativas à análise documental, a realização de pagamentos, a instrução de processos de aditamento, a análise de reajustes, repactuações e reequilíbrio econômico-financeiros, e, por fim, a aplicação de sanções, tudo com base na atual jurisprudência do Tribunal de Contas da União (TCU).

 

OBJETIVO

Capacitar agentes públicos com conhecimentos sobre os temas abordados, tornando-os aptos a conduzir e executar a gestão de instrumentos contratuais de diversos tipos, tais como atas de registro de preços, fornecimento de bens, prestação de serviços (com e sem gestão exclusiva de mão-de-obra), bem com obras e serviços de engenharia.

 

PÚBLICO-ALVO

Agentes públicos em geral e demais interessados que gerem, executam e fiscalizam os contratos firmados pela Administração Pública.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 

Módulo I – Aspectos Gerais da Gestão de Contratos

Principais mudanças advindas com a Lei nº 14.133/2021. Obrigatoriedade de ser gestor. Designação do gestor. Perfil do gestor. Recusa em ser gestor de contrato. Atribuições do gestor. Diretrizes úteis ao gestor de contrato. Relação do contratado com seus empregados. Relação do contratado com a Administração. Responsabilidades do gestor. Contratação de fiscal de contrato. Distinção entre gestão e fiscalização de contrato.

Módulo II – Análise Documental

Necessidade de formalismo na Administração. Arquivos físicos e eletrônicos para consulta do gestor. Forma e autuação dos documentos (físicos e eletrônicos – SEI ou outros sistemas). Livro de Registros do Contrato. Recusa do preposto em assinar o Livro de Registros do Contrato ou ciência de comunicação – testemunhas.

Módulo III – Gestão de Pagamentos

Processo de Pagamento. Documentos fiscais. Atesto do cumprimento das obrigações. Prazos. Garantias: Garantia legal; Garantia técnica; Garantia de execução contratual.

Módulo IV – Gestão de Aditamentos

Reajuste de preços. Repactuação. Equilíbrio econômico-financeiro. Formalização dos pedidos. Análise de planilha de custos e formação de preços. Preclusão.

Módulo V – Gestão de Sanções

Sanções administrativas em geral. Instrução Processual. Tipos. Condições para aplicação. Competência para aplicar penalidades. Limites a atuação administrativa. Razoabilidade, Proporcionalidade e Dosimetria. Casos de penalidades (filial e matriz, MEs / EPPs). Lei anticorrupção e as novas penalidades. Cadastros. Recursos administrativos. Representação a órgãos competentes por vícios/ilegalidades/crimes cometidos na execução contratual (Controladorias, Corregedorias, Tribunais de Contas, Ministério Público, Polícias).

Módulo VI – Gestão de Contratos por espécie

Contratos de fornecimento de bens: Fornecimento integral; Fornecimento parcelado; Contratos por escopo. Contratos de prestação de serviços: Contratos sem dedicação exclusiva de mão de obra; Contratos com dedicação exclusiva de mão de obra (IN nº 05/2017); Responsabilidade da Administração; Responsabilidade subsidiária (trabalhista); Súmula 331 e a decisão do STF na ADCT-16 – Súmula STF; Consequências da nova redação da Súmula 331 do TST; Documentos comprobatórios da regularidade fiscal; Fiscalização do cumprimento das obrigações trabalhistas e previdenciárias; Convenção ou acordo coletivo – data base da categoria; Fiscalização inicial do contrato – momento em que a prestação é iniciada; Registro de ocorrências: autuação de processo específico; A importância da reunião inicial com o preposto; Rotinas de fiscalização diária, mensal e específica; Ordens diretas da Administração dirigidas aos terceirizados; Fiscalização mensal / especial / por amostragem; Fiscalização quando da extinção ou rescisão dos contratos; Providências em caso de indícios de irregularidade; Fiscalização do cumprimento das obrigações fiscais; Conta vinculada. Contratos de obras e serviços de engenharia: Distinção entre obra e serviço de engenharia; Orçamentação de obras públicas; Sobrepreço ou superfaturamento; Jogo de planilha e jogo de cronograma, margem de erro do orçamento; Instrumentos da fiscalização (diário de obras); Matriz de Riscos. Contratos de TIC: Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD); Modelo de serviços (e objeções ao modelo as a service). Outros instrumentos: Atas de registro de preços; Notas de empenho.

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