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Oficina Prática de Confecção de Artefatos da Nova Lei de Licitações e Contratações Pública (NLLC), com ênfase em Processos de Contratação Direta

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R$ 3.320,00
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(83) 98128-2340
(61) 99408-0088

CERTIFICADO

20 horas

19/03 a 21/03

08:30 as 17:30

Presencial

OBJETIVO
Exercitar, na prática, a confecção dos diversos artefatos previstos na Lei nº 14.133/2021 – Nova Lei de Licitações e Contratações Públicas, com ênfase em processos de contratação direta, levando em consideração, se for o caso, aspectos conceituais e teóricos para elaboração de documentos, instrução processual e contratação, de modo que o aluno possa, a partir da Oficina, empregar os conhecimentos mínimos necessários para melhor aplicação dos institutos previstos na nova Lei.

PÚBLICO-ALVO
Prefeitos, secretários municipais, gestores públicos, agentes públicos em geral, membros de comissões de licitação, pregoeiros e servidores envolvidos em processos de licitações e contratações públicas; e, ainda, aos profissionais de outras áreas que se interessem pelo tema.

METODOLOGIA
O curso será contextualizado por meio de material didático, oficinas práticas para a confecção de artefatos previstos na Lei nº 14.133/2021 para a realização de licitações públicas, considerando eventual abordagem teórico, se e quando necessária, por meio de exposições dialogadas que privilegiam a aplicação direta de conhecimento.

A metodologia utilizada será participativa e fundamentalmente interativa, apoiada tanto na fundamentação conceitual como na abordagem de cases organizacionais – consubstanciada em exercícios práticos – aliada à vivência simulada de dificuldades/problemas do cotidiano profissional.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Módulo I – Fase preparatória
Fase Preparatória: Agentes públicos envolvidos; Agente de Contratação e equipe; Assessoria Jurídica; Controle Interno; Perfis, Atribuições, Segregação de Funções. Plano de Contratação Anual (PCA): Interface com a fase de planejamento da contratação; Interface orçamentária.

Módulo II – Valor estimado da contratação
Painel para consulta de preços/banco de preços em saúde disponíveis no Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP). Contratações similares. Pesquisa publicada em mídia especializada, tabela de referência do Poder Executivo e de sítios eletrônicos especializados ou de domínio amplo. Pesquisa direta com fornecedores. Pesquisa de notas fiscais eletrônicas. SICRO/SINAPI. Mapa de Preços.

Módulo III – Documento de Formalização de Demandas (DFD)
Objetivo. Estrutura. Confecção prática de um DFD para a aquisição de bens ou contratação de serviços.

Módulo IV – Estudo Técnico Preliminar (ETP)
Objetivo. Estrutura. Confecção prática de um ETP para a aquisição de bens ou contratação de serviços.

Módulo V – Mapa de Análise de Riscos (MAR)
Objetivo. Estrutura. Confecção prática de um MAR para a aquisição de bens ou contratação de serviços.

Módulo VI – Termo de Referência/Projeto Básico (TR/PB)
Objetivo. Estrutura. Confecção prática de um TR/PB para a aquisição de bens ou contratação de serviços.

Módulo VII – Instrumento de Medição de Resultados (IMR)
Objetivo. Estrutura. Confecção prática de um IMR para a aquisição de bens ou contratação de serviços.

Módulo VIII – Minuta de contrato padronizada
Objetivo. Estrutura. Confecção prática de uma minuta de contrato padronizada.

Módulo IX – Processos de contratação direta
Diferença entre dispensa e inexigibilidade de licitação. Formalização da necessidade administrativa. Estimativa de preços e pesquisa de mercado. Documentação obrigatória. Justificativa da contratação. Análise de vantajosidade e economicidade.

Módulo X – Inexigibilidade de Licitação
Hipóteses legais no art. 74 da Lei nº 14.133/2021. Critérios para justificativa técnica e econômica.

Módulo XI – Dispensa de Licitação
Hipóteses previstas no art. 75 da Lei nº 14.133/2021. Limites de valores para contratações diretas. Casos específicos de calamidade pública, emergência e situações excepcionais.

Módulo XII – Segurança Jurídica na Contratação Direta
Parecer jurídico e justificativa do gestor público. Riscos e penalidades em caso de inadequação.

VALOR DO INVESTIMENTO
O valor da inscrição individual é de R$3.320,00 (três mil seiscentos e vinte reais).

Dois participantes do mesmo órgão (cada): R$3.260,00 (três mil duzentos e sessenta reais).
Três participantes do mesmo órgão (cada): R$3.200,00 (três mil e duzentos reais).
Quatro ou mais participantes do mesmo órgão (cada): R$3.140,00 (três mil cento e quarenta reais).

*Observação: o desconto acima é válido para inscrições no mesmo curso e vinculadas à mesma fonte pagadora.

*O que este curso inclui: Mochila ou Pasta Executiva; Apostila Virtual entregue em dispositivo de memória (Pendrive); Material de apoio composto por caneta e bloco de anotações; Coffee Break; Almoço; Certificado de Conclusão de Curso de 20 horas-aula (aos participantes que atingirem a frequência mínima).

INSTRUTORES

Karina Amorim

Consultora externa do Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID; doutora em Pesquisa em Direito e Políticas Públicas; mestre em Direito Constitucional; Advogada Geral da Ordem dos Advogados do Brasil e Conselheira da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Distrito Federal – Gestão 2022/2024. É Sócia Fundadora do Escritório KARINA COSTA ADVOGADOS ASSOCIADOS - Advogada e Consultora Especializada em Licitações e Contratos, Tribunais de Contas e Compliance; membro do Comitê Gestor de Proteção de Dados Pessoais da OAB/DF e membro da Comissão de Seleção na Ordem dos Advogados da Seccional Brasília; também é palestrante em temas de Direito Administrativo, em especial Licitações e Contratos e Compliance.

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