OBJETIVO
Este treinamento apresenta os conceitos mais avançados do Tesouro Gerencial, fazendo com que o gestor que está precisando se reciclar ou mesmo aqueles que já conhecem o sistema, mas que busca aperfeiçoamento, construirá uma base sólida para prática de execução no sistema com conceitos mais sofisticados, tornando-se apto a criar relatórios de diferentes complexidades.
O aluno aprenderá como criar dashboards e dossiers e a trabalhar no Tesouro Gerencial, utilizando os conceitos avançados do Tesouro Gerencial. O curso é extremamente prático, pois todos os relatórios criados no respectivo sistema abordarão a execução orçamentário-financeira, referentes a Dotação Orçamentária, Descentralização de Créditos, Empenho, Liquidação, Pagamento, Restos a Pagar e Receita.
São objetivos do curso: conhecer e criar modelos de relatórios; Executar consultas de documentos (NE, ND, NC, OB, etc.); realizar consultas mais aprimoradas; trabalhar com Gráficos; criar Métricas; criar Consultas Construídas mais aprimoradas; Elaborar Dashboards e Dossiers; Identificar as etapas da execução da despesa e da receita.
PÚBLICO-ALVO
O treinamento destina-se a atender gestores que ainda não conhecem o sistema; que conhecem o Tesouro Gerencial, mas que ainda não tem autonomia para criar suas próprias consultas; que estão precisando se reciclar no Tesouro Gerencial; que estejam há muito tempo sem usar o sistema e que necessitam atualização ou que já conhecem o Tesouro Gerencial e buscam se aprofundar na elaboração de relatórios mais sofisticados, bem como criar Dashboards e Dossiers.
Também atende a coordenadores, gerentes, especialistas e técnicos envolvidos nas ações de acompanhamento e controle da execução orçamentária e financeira das diversas esferas de governo. O treinamento também se destina a qualquer profissional que que necessite extrair informações orçamentárias e financeiras do SIAFI por meio do Tesouro Gerencial.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Módulo I – Consultas Receita, Documentos no SIAFI (NC; NE; OB; e outros) e Solução de Dúvidas
- Consultas sobre Receita no Tesouro Gerencial: Receitas Prevista; Receita Realizada; Receitas arrecadadas por GRU. 2. Consultas sobre documentos do SIAFI: Nota de Crédito (NC); Nota de Empenho (NE); Proposta de Programação Financeira (PF), Ordem Bancária (OB); entre outros. 3. Solução de dúvidas dos alunos sobre a primeira etapa do curso. 4. Menu Planilha: padrões de apresentação; bandas; estrutura, etc. 5. Menu Formato: formatação avançada.
Aspectos teóricos abordados: 1. Receita: Conceitos de Receita; Classificação por Natureza da Receita; Mecanismos de Arrecadação de Receita. 2. Guia de Recolhimento da União.
Módulo II – Exercícios de avaliação, criação de filtros
Nesta aula serão revistos alguns aspectos básicos de Tesouro Gerencial, nivelando a turma para o aprendizado de novos conceitos nas aulas seguintes. Também serão aprofundados conhecimentos do Tesouro Gerencial sobre prompt, elementos derivados e exportação de relatórios.
- Exercícios de avaliação: realização pelos alunos e correção em sala. 2. Criação de Filtros. 3. Elaboração de Prompt: Lista de Elementos de Atributos. 4. Elaboração de Elementos Derivados: Cálculo e; Lista. 5. Totais e subtotais. 6. Exportação de Relatórios: Customizando a exportação de relatórios gerenciais.
Para a realização desta aula, serão retomados os seguintes temas: Instrumentos de Planejamento do Governo Federal (PPA, LDO e LOA); Dotação Inicial; Instrumentos de retificação orçamentária (Crédito Suplementar, Crédito Especial e Crédito Extraordinário); Dotação Atualizada; Descentralização de Créditos Orçamentários (Provisão e Destaque Orçamentário).
Módulo III – Prompt, Elemento Derivado e Exportação de Relatórios
Nesta aula serão continuados os conhecimentos do Tesouro Gerencial sobre prompt e elementos derivados, apresentando ainda uma exploração aprofundada sobre gráficos.
- Elaboração de Prompts de: Atributos; Lista de Elementos de Atributos; Qualificação de Métrica; Objetos; e Valor. 2. Elaboração de Elementos Derivados: Lista, Cálculo e Filtro. 3. Gráficos: Usando as ferramentas de gráficos; formatando gráficos. Aspectos teóricos abordados:
Para a realização desta aula o aluno trabalhará sobre os seguintes temas: Execução da Despesa (Empenho, Liquidação e Pagamento) com controle por célula da despesa.
Módulo IV – Novas Métricas
- Criação de Métricas: Editor de funções; editor de fórmulas 2. Criação de métricas a partir de outras métricas: selecionar métrica do sistema; alterar condição. 3. Combinação de métricas.
Para a realização desta aula o aluno trabalhará sobre os seguintes temas: Execução da Despesa (Empenho, Liquidação e Pagamento) com controle empenho e subitem.
Módulo V – Elaboração de Dashboards
- Templates em estilo de Dashboards: Modelos de Dashboard. 2. Importando dados: selecionar consultas que farão parte do dashboard. 3. Menus de ferramentas de dashboards. 4. Seletores: propriedades e formatação. 4. Widgets diversos.
Para a realização desta aula o aluno trabalhará sobre os seguintes temas: Execução da Despesa (Empenho, Liquidação e Pagamento) com controle por empenho e subitem; e Restos a Pagar (Processados e Não Processados).
Módulo VI – Elaboração de Dossiers
- Menus de Dossiers. 2. Importando dados: selecionar consultas que farão parte do dashboard. 3. Visualizações, páginas e capítulos. 4. Seletores (filtros).
Para a realização desta aula o aluno trabalhará sobre os seguintes temas: Execução da Despesa (Empenho, Liquidação e Pagamento) com controle por empenho e subitem; e Restos a Pagar (Processados e Não Processados).