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Tesouro Gerencial Avançado

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CERTIFICADO

20 horas

12/05 a 16/05

08:30 as 12:30

Online - ao vivo

OBJETIVO

Este treinamento apresenta os conceitos mais avançados do Tesouro Gerencial, fazendo com que o gestor que está precisando se reciclar ou mesmo aqueles que já conhecem o sistema, mas que busca aperfeiçoamento, construirá uma base sólida para prática de execução no sistema com conceitos mais sofisticados, tornando-se apto a criar relatórios de diferentes complexidades. 

 

O aluno aprenderá como criar dashboards e dossiers e a trabalhar no Tesouro Gerencial, utilizando os conceitos avançados do Tesouro Gerencial. O curso é extremamente prático, pois todos os relatórios criados no respectivo sistema abordarão a execução orçamentário-financeira, referentes a Dotação Orçamentária, Descentralização de Créditos, Empenho, Liquidação, Pagamento, Restos a Pagar e Receita. 

 

São objetivos do curso: conhecer e criar modelos de relatórios;  Executar consultas de documentos (NE, ND, NC, OB, etc.); realizar consultas mais aprimoradas; trabalhar com Gráficos; criar Métricas;  criar Consultas Construídas mais aprimoradas; Elaborar Dashboards e Dossiers; Identificar as etapas da execução da despesa e da receita.

 

PÚBLICO-ALVO

O treinamento destina-se a atender gestores que ainda não conhecem o sistema; que conhecem o Tesouro Gerencial, mas que ainda não tem autonomia para criar suas próprias consultas; que estão precisando se reciclar no Tesouro Gerencial; que estejam há muito tempo sem usar o sistema e que necessitam atualização ou que já conhecem o Tesouro Gerencial e buscam se aprofundar na elaboração de relatórios mais sofisticados, bem como criar Dashboards e Dossiers.

 

Também atende a coordenadores, gerentes, especialistas e técnicos envolvidos nas ações de acompanhamento e controle da execução orçamentária e financeira das diversas esferas de governo. O treinamento também se destina a qualquer profissional que que necessite extrair informações orçamentárias e financeiras do SIAFI por meio do Tesouro Gerencial.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 

Módulo I – Consultas Receita, Documentos no SIAFI (NC; NE; OB; e outros) e Solução de Dúvidas

  1. Consultas sobre Receita no Tesouro Gerencial: Receitas Prevista; Receita Realizada; Receitas arrecadadas por GRU. 2. Consultas sobre documentos do SIAFI: Nota de Crédito (NC); Nota de Empenho (NE); Proposta de Programação Financeira (PF), Ordem Bancária (OB); entre outros. 3. Solução de dúvidas dos alunos sobre a primeira etapa do curso. 4. Menu Planilha: padrões de apresentação; bandas; estrutura, etc. 5. Menu Formato: formatação avançada. 

Aspectos teóricos abordados: 1. Receita: Conceitos de Receita; Classificação por Natureza da Receita; Mecanismos de Arrecadação de Receita. 2. Guia de Recolhimento da União.

Módulo II – Exercícios de avaliação, criação de filtros

Nesta aula serão revistos alguns aspectos básicos de Tesouro Gerencial, nivelando a turma para o aprendizado de novos conceitos nas aulas seguintes. Também serão aprofundados conhecimentos do Tesouro Gerencial sobre prompt, elementos derivados e exportação de relatórios. 

  1. Exercícios de avaliação: realização pelos alunos e correção em sala. 2. Criação de Filtros. 3. Elaboração de Prompt: Lista de Elementos de Atributos. 4. Elaboração de Elementos Derivados: Cálculo e; Lista. 5. Totais e subtotais. 6. Exportação de Relatórios: Customizando a exportação de relatórios gerenciais. 

Para a realização desta aula, serão retomados os seguintes temas: Instrumentos de Planejamento do Governo Federal (PPA, LDO e LOA); Dotação Inicial; Instrumentos de retificação orçamentária (Crédito Suplementar, Crédito Especial e Crédito Extraordinário); Dotação Atualizada; Descentralização de Créditos Orçamentários (Provisão e Destaque Orçamentário).

Módulo III – Prompt, Elemento Derivado e Exportação de Relatórios

Nesta aula serão continuados os conhecimentos do Tesouro Gerencial sobre prompt e elementos derivados, apresentando ainda uma exploração aprofundada sobre gráficos. 

  1. Elaboração de Prompts de: Atributos; Lista de Elementos de Atributos; Qualificação de Métrica; Objetos; e Valor. 2. Elaboração de Elementos Derivados: Lista, Cálculo e Filtro. 3. Gráficos: Usando as ferramentas de gráficos; formatando gráficos. Aspectos teóricos abordados: 

Para a realização desta aula o aluno trabalhará sobre os seguintes temas: Execução da Despesa (Empenho, Liquidação e Pagamento) com controle por célula da despesa.

Módulo IV – Novas Métricas

  1. Criação de Métricas: Editor de funções; editor de fórmulas 2. Criação de métricas a partir de outras métricas: selecionar métrica do sistema; alterar condição. 3. Combinação de métricas.

Para a realização desta aula o aluno trabalhará sobre os seguintes temas: Execução da Despesa (Empenho, Liquidação e Pagamento) com controle empenho e subitem.

Módulo V – Elaboração de Dashboards

  1. Templates em estilo de Dashboards: Modelos de Dashboard. 2. Importando dados: selecionar consultas que farão parte do dashboard. 3. Menus de ferramentas de dashboards. 4. Seletores: propriedades e formatação. 4. Widgets diversos. 

Para a realização desta aula o aluno trabalhará sobre os seguintes temas: Execução da Despesa (Empenho, Liquidação e Pagamento) com controle por empenho e subitem; e Restos a Pagar (Processados e Não Processados).

Módulo VI – Elaboração de Dossiers

  1. Menus de Dossiers. 2. Importando dados: selecionar consultas que farão parte do dashboard. 3. Visualizações, páginas e capítulos. 4. Seletores (filtros). 

Para a realização desta aula o aluno trabalhará sobre os seguintes temas: Execução da Despesa (Empenho, Liquidação e Pagamento) com controle por empenho e subitem; e Restos a Pagar (Processados e Não Processados).

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