MÓDULO I: Conceitos Básicos de Administração Financeira e Orçamentária aplicado ao SIAFI
- Noções de Administração Orçamentária e Financeira e armazenagem de dados no SIAFI;
- Estrutura da informação no SIAFI e relacionamento com o Tesouro Gerencial: conta contábil,
conta corrente, documento de lançamento contábil; - Extração de dados: conta contábil com conta corrente “célula orçamentária da despesa”.
MÓDULO II: Tesouro Gerencial – Visão geral e Tipos de consultas
- Introdução ao Tesouro Gerencial;
- Histórico: Arquitetura; Plataforma BI;
- Forma de acesso; Segurança do sistema; Nível de acesso; Perfil de acesso;
- Navegação pelo Sistema: Menus; Principais características; Relatórios Compartilhados; Meus Relatórios;
- Funcionalidades: Minhas Subscrições; Lista de Histórico; Criar Filtro; Criar Prompt; Criar Métrica;
Criar Grupo Personalizado; Criar Documento; Criar Dashboard; Criar relatório: Relatórios em Branco; Consulta Construída. Conceitos (atributos, métricas, linhas e colunas). Tipos de consultas: Consulta às Tabelas administrativas, Orçamentárias e Contábeis; Consulta de Valores sintéticos de contas contábeis e itens de informação; Consulta de Saldos gerenciais de contas contábeis e itens de informação; Consulta de documentos; Extratos de contas ou item de Informação por documentos.
MÓDULO III: Consultas às tabelas Administrativas, Orçamentárias e Contábeis
- Tabelas do Tesouro Gerencial: Contas Contábeis; Itens de Informação; Estrutura organizacional: UG, Órgão e UO. Utilização de atributos;
- Exercícios: Área de design: Filtro do relatório; Linha x Coluna x Paginar por; Menus de criação de relatórios; Aba: Início do Relatório;
MÓDULO IV: Consulta de saldo – Contas Contábeis
- Utilização de métricas: tipos de métricas;
- Utilização dos atributos “data de lançamento”;
- Construção de relatórios com o atributo “conta contábil” e “métrica”: limite de saque, contratos,
depreciação; - Exercícios. Menus de criação de relatórios. Aba: Ferramentas; Dados; Planilha; Formato;
- Filtrar em;
- Relatórios Compartilhados;
- Lista de Histórico;
- Formulário de Atributos.
MÓDULO V: Consulta de saldo – Itens de Informação: Dotação Orçamentária e Descentralização de Créditos
- Lei Orçamentária Anual – principais conceitos: classificação institucional, funcional, estrutura programática, natureza de despesa, fonte de recurso, esfera orçamentária, resultado primário,
tipos de créditos; - Dotação Inicial;
- Créditos Adicionais: suplementar, especial e extraordinário;
- Dotação Autorizada;
- Provisão e Destaque Orçamentário;
- Construção de “Novo Relatório” com o atributo “item de informação” e “métrica”: dotação; provisão; destaque;
- Detalhamento: por Unidade Gestora, Unidade Orçamentária, programa, ação, fonte, projeto/atividade, PTRES, Plano Orçamentário, natureza da despesa e suasinter‐relações.
- Exercícios;
- Criar Filtro;
- Elemento Derivado;
- Classificação: crescente e decrescente.
MÓDULO VI: Consulta de saldo – Itens de Informação: Execução Orçamentária e Financeira da Despesa (empenhado, liquidado, pago)
- Noções do PCASP;
- Execução simplificada da despesa;
- Principais contas de despesa e seus contas correntes;
- Construção de “Novo Relatório” com o atributo “item de informação” e “métrica”: empenhado, liquidado, pago;
- Detalhamento: por Unidade Gestora, Unidade Orçamentária, programa, ação, fonte, projeto/atividade, PTRES, Plano Orçamentário, natureza da despesa, credor, nota de empenho, modalidade de licitação e suas inter‐relações;
- Exercícios;
- Drill;
- Formatação Avançada;
- Criar Prompt;
- Renomear;
- Criar Grupo Personalizado;
- Subscrição.
MÓDULO VII: Consulta de saldo – Itens de Informação: Execução Orçamentária e Financeira Restos a pagar (processados e não processados)
- Noções do PCASP;
- Execução simplificada de restos a pagar;
- Principais contas de restos a pagar e seus contas correntes;
- Consultas de Execução de Restos a pagar: por Unidade Gestora, programa, fonte, projeto/atividade, Ptres, natureza da despesa, credor, nota de empenho, modalidade de licitação e suas inter‐relações. Detalhamento: por Unidade Gestora, Unidade Orçamentária, programa, ação, fonte, projeto/atividade, PTRES, Plano Orçamentário, natureza da despesa, credor, nota de empenho, modalidade de licitação, ano emissão e suas inter‐ relações;
- Construção de “Novo Relatório” com o atributo “item de informação” e “métrica”: restos a pagar processados e não processados;
- Exercícios.
MÓDULO VIII: Consultas a Documentos Contábeis e Consultas ‐ Extratos de Contas Contábeis ou item de Informação por documentos
- Documentos do SIAFI: Nota de Empenho (NE), Nota de Crédito (NC), Proposta de Programação
Financeira (PF), Ordem Bancária (OB), Nota de Lançamento (NL), entre outros; - Extratos de Contas Contábeis ou item de Informação por documentos.