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Tesouro Gerencial: construção de Relatórios Gerenciais

CERTIFICADO

20 horas

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CONTEÚDO

MÓDULO I: Conceitos Básicos de Administração Financeira e Orçamentária aplicado ao SIAFI

  • Noções de Administração Orçamentária e Financeira e armazenagem de dados no SIAFI;
  • Estrutura da informação no SIAFI e relacionamento com o Tesouro Gerencial: conta contábil,
    conta corrente, documento de lançamento contábil;
  • Extração de dados: conta contábil com conta corrente “célula orçamentária da despesa”.

MÓDULO II: Tesouro Gerencial – Visão geral e Tipos de consultas

  • Introdução ao Tesouro Gerencial;
  • Histórico: Arquitetura; Plataforma BI;
  • Forma de acesso; Segurança do sistema; Nível de acesso; Perfil de acesso;
  • Navegação pelo Sistema: Menus; Principais características; Relatórios Compartilhados; Meus Relatórios;
  • Funcionalidades: Minhas Subscrições; Lista de Histórico; Criar Filtro; Criar Prompt; Criar Métrica;
    Criar Grupo Personalizado; Criar Documento; Criar Dashboard; Criar relatório: Relatórios em Branco; Consulta Construída. Conceitos (atributos, métricas, linhas e colunas). Tipos de consultas: Consulta às Tabelas administrativas, Orçamentárias e Contábeis; Consulta de Valores sintéticos de contas contábeis e itens de informação; Consulta de Saldos gerenciais de contas contábeis e itens de informação; Consulta de documentos; Extratos de contas ou item de Informação por documentos.

MÓDULO III: Consultas às tabelas Administrativas, Orçamentárias e Contábeis

  • Tabelas do Tesouro Gerencial: Contas Contábeis; Itens de Informação; Estrutura organizacional: UG, Órgão e UO. Utilização de atributos;
  • Exercícios: Área de design: Filtro do relatório; Linha x Coluna x Paginar por; Menus de criação de relatórios; Aba: Início do Relatório;

MÓDULO IV: Consulta de saldo – Contas Contábeis

  • Utilização de métricas: tipos de métricas;
  • Utilização dos atributos “data de lançamento”;
  • Construção de relatórios com o atributo “conta contábil” e “métrica”: limite de saque, contratos,
    depreciação;
  • Exercícios. Menus de criação de relatórios. Aba: Ferramentas; Dados; Planilha; Formato;
  • Filtrar em;
  • Relatórios Compartilhados;
  • Lista de Histórico;
  • Formulário de Atributos.

MÓDULO V: Consulta de saldo – Itens de Informação: Dotação Orçamentária e Descentralização de Créditos

  • Lei Orçamentária Anual – principais conceitos: classificação institucional, funcional, estrutura programática, natureza de despesa, fonte de recurso, esfera orçamentária, resultado primário,
    tipos de créditos;
  • Dotação Inicial;
  • Créditos Adicionais: suplementar, especial e extraordinário;
  • Dotação Autorizada;
  • Provisão e Destaque Orçamentário;
  • Construção de “Novo Relatório” com o atributo “item de informação” e “métrica”: dotação; provisão; destaque;
  • Detalhamento: por Unidade Gestora, Unidade Orçamentária, programa, ação, fonte, projeto/atividade, PTRES, Plano Orçamentário, natureza da despesa e suasinter‐relações.
  • Exercícios;
  • Criar Filtro;
  • Elemento Derivado;
  • Classificação: crescente e decrescente.

MÓDULO VI: Consulta de saldo – Itens de Informação: Execução Orçamentária e Financeira da Despesa (empenhado, liquidado, pago)

  • Noções do PCASP;
  • Execução simplificada da despesa;
  • Principais contas de despesa e seus contas correntes;
  • Construção de “Novo Relatório” com o atributo “item de informação” e “métrica”: empenhado, liquidado, pago;
  • Detalhamento: por Unidade Gestora, Unidade Orçamentária, programa, ação, fonte, projeto/atividade, PTRES, Plano Orçamentário, natureza da despesa, credor, nota de empenho, modalidade de licitação e suas inter‐relações;
  • Exercícios;
  • Drill;
  • Formatação Avançada;
  • Criar Prompt;
  • Renomear;
  • Criar Grupo Personalizado;
  • Subscrição.

MÓDULO VII: Consulta de saldo – Itens de Informação: Execução Orçamentária e Financeira Restos a pagar (processados e não processados)

  • Noções do PCASP;
  • Execução simplificada de restos a pagar;
  • Principais contas de restos a pagar e seus contas correntes;
  • Consultas de Execução de Restos a pagar: por Unidade Gestora, programa, fonte, projeto/atividade, Ptres, natureza da despesa, credor, nota de empenho, modalidade de licitação e suas inter‐relações. Detalhamento: por Unidade Gestora, Unidade Orçamentária, programa, ação, fonte, projeto/atividade, PTRES, Plano Orçamentário, natureza da despesa, credor, nota de empenho, modalidade de licitação, ano emissão e suas inter‐ relações;
  • Construção de “Novo Relatório” com o atributo “item de informação” e “métrica”: restos a pagar processados e não processados;
  • Exercícios.

MÓDULO VIII: Consultas a Documentos Contábeis e Consultas ‐ Extratos de Contas Contábeis ou item de Informação por documentos

  • Documentos do SIAFI: Nota de Empenho (NE), Nota de Crédito (NC), Proposta de Programação
    Financeira (PF), Ordem Bancária (OB), Nota de Lançamento (NL), entre outros;
  • Extratos de Contas Contábeis ou item de Informação por documentos.
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