Nome completo do curso:
SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO PATRIMONIAL (SIADS): conhecendo e praticando as funcionalidades do Sistema Integrado de Gestão Patrimonial, com foco na implantação, movimentação, avaliação, desfazimento e baixa de bens, integrado com a ferramenta doações.gov e conciliações de saldos patrimoniais (RMB), saldos contábeis com SIAFI
OBJETIVO
Apresentar as funcionalidades do SIADS e noções práticas sobre operacionalização do Sistema, visando alcançar servidores públicos que atuam direta e indiretamente com gestão de bens móveis. É imprescindível conhecer as funcionalidades do SIADS relacionadas com gestão, controle patrimonial, em busca da conciliação de saldos dos bens móveis, em atendimento a Portaria ME nº 4.378, de 11 de maio de 2022.
PÚBLICO-ALVO
Servidores públicos que atuam na gestão patrimonial através do SIADS. Gestores patrimoniais, controles internos, auditorias internas; Comissões de inventário, desfazimento de bens e reavaliação.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Módulo I – Noções de Gestão Patrimonial
Conceitos de patrimônio público; a importância do controle patrimonial; O papel do gestor de patrimônio; Classificação de materiais; Noções de natureza de Despesa e contas contábeis na operacionalização do sistema.
Módulo II – Apresentação do SIADS
Exigências legais pelos órgãos de controle; Perfis e senhas de acesso ao Sistema.
Módulo III – Cadastro de Material
Tabelas de apoio; Consulta catálogo de material; Consulta item SIASG; consulta por item; e Personalização de materiais visando inclusão e implantação.
Módulo IV – Tabela de Unidade Organizacional
Consulta; alteração; inclusão; exclusão, e reativação de Unidade Organizacional para fins da destinação correta dos bens dentro de cada esfera Unidade Gestora (UG).
Módulo V – Cadastro de Terceiros
Consulta; alteração; inclusão; exclusão; e reativação para fins da doação, e transferência de bens para órgãos não SISG.
Módulo VI – Inclusão de bens no SIADS grande porte
Personalização de itens de materiais; catálogo de materiais no sistema; inclusão e implantação; faixa de números patrimoniais; Inclusão de bens de forma manual dá-se em virtude de compras, doações e transferências extra orçamentárias efetuadas durante a não efetivação do SIADS nas Unidades Gestoras.
Módulo VII – Entrada de bens
Apresentar as diversas formas de entradas. Consultas; alteração; inclusão; exclusão; relatórios de entrada de bens.
Módulo VIII – Saída de bens
Consulta; alteração; inclusão; exclusão e relatórios de saídas de bens.
Módulo IX – Movimentação interna e externa de bens
Transferências internas e externas. Consulta; alteração; inclusão; exclusão de movimentações; Relatórios diversos de movimentações.
Módulo X – Tabela de Contas Contábeis e Natureza de Despesa
Visando a correta classificação no momento da aquisição ou implantação de materiais no SIADS.
Módulo XI – Inventário de bens
Tipos de inventário; a obrigatoriedade do inventário na aprovação de contas; periodicidade dos inventários; Inventário como forma de controle qualitativo e quantitativo dos bens; Abordagem geral do inventário no SIADS Web.
Módulo XII – Desfazimento de bens
Abordagem geral sobre doações na nova ferramenta doações.gov; abandono e inutilização; alienação; baixa.
Módulo XIII – Doações.gov x SIADS
Abordagem geral sobre doações de bens e seus reflexos nos sistemas patrimonial, contábil, com a implantação do SIADS.
Módulo XIV – Conciliação de saldos contábeis
Relatório de Movimentação de Bens Móveis (RMMB), com saldos contábeis no SIAFI.
Módulo XV – Avaliação e Reavaliação
Apresentação das normas e prazos para realizar os procedimentos visando atualizar o ativo. Discutir metodologias para ajustes a valores de mercado.
METODOLOGIA
O treinamento será desenvolvido por meio de aulas expositivas e práticas no Sistema Integrado de Gestão Patrimonial (SIADS). Após a exposição teórica de cada assunto serão resolvidos diversos exercícios sobre os temas tratados, referentes ao Sistema. Dessa forma, o aprendizado se torna mais consistente, já que o aluno o aplica sobre situações práticas do cotidiano das Unidades Administrativas do Governo Federal. O curso será ministrado por técnico especializado que vivencia diariamente o funcionamento e as alterações no Sistema.