skip to Main Content

Elaboração de Planilhas Orçamentárias de Obras Públicas com o uso do Sinapi

BAIXAR EDITAL
R$ 3.120,00
PROFESSORES QUALIFICADOS
Surpreenda-se em ter aulas didáticas com um rico conteúdo preparado para o seu melhor aprendizado.
AULAS PRESENCIAIS OU ONLINE – AO VIVO
Escolha o curso que melhor encaixe em seu perfil e tenha a melhor experiência online ou presencial com certificação.
6 ANOS DE EXPERIÊNCIA
Estude com quem tem experiência, didática comprovada, qualidade em atendimento e credibilidade no mercado.
DÚVIDAS? FALE CONOSCO

(83) 98128-2340
(61) 99408-0088

CERTIFICADO

16 horas

23/09 a 25/09

08:30 as 12:30

Online - ao vivo

SOBRE

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

O Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil – Sinapi é o referencial oficial de preços para contratação de obras públicas e serviços de engenharia pela Administração Pública Federal. Com relação ao tema, o Decreto 7983/2013 determina que os custos Sinapi sejam utilizados como referências para os valores de obras públicas executadas com recursos federais. Ademais, a Lei 13.303/2016, que disciplinou o regime licitatório das empresas estatais, e a nova Lei 14.133/2021 (nova Lei de Licitações e Contratos) trazem disposições obrigando o uso do referido Sistema, inclusive nas contratações de obras que não contam com a previsão de recursos federais.

Desde 2013, iniciou-se processo para aferir as composições de custos do Sinapi, a partir da observação de várias de obras distribuídas no território brasileiro, realizando-se levantamento de dados do consumo de materiais e de produtividade da mão de obra e de equipamentos para execução de serviços. Ante o exposto, esse treinamento visa promover um treinamento avançado sobre orçamentação de obras utilizando o Sinapi, contando com uma abordagem inédita, focada na jurisprudência do TCU sobre o tema.

No decorrer do curso, em paralelo com a apresentação do conteúdo, será desenvolvido integralmente um orçamento real, contemplando desde os serviços preliminares da obra até os seus acabamentos, tomando como base as composições de custo do Sinapi. Para esse exemplo prático, será adotado o projeto – padrão do Sinapi que contempla a obra de um edifício residencial multifamiliar, de 4 pavimentos sem elevador, com 986,34 m² de área equivalente (16 unidades habitacionais de 49,08 m²), padrão baixo, alvenaria convencional, com sala, dois quartos, banheiro, cozinha e área de serviço.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Módulo I – Introdução

Módulo II – Visão Geral do Sinapi

Módulo III – Mão de Obra e Encargos Sociais

Módulo IV – Desoneração da folha de pagamento

Módulo V – Materiais de Construção

Módulo VI – Mobilização e Desmobilização

Módulo VII – Instalação do Canteiro de Obras

Módulo VIII – Equipamentos de Proteção Coletiva no Sinapi

Módulo IX – Administração Local e Manutenção/Operação do Canteiro de Obras

Módulo X – Custo Horário dos Equipamentos

Módulo XI – BDI

Módulo XII – Utilização de Sistemas Referenciais de Preços e do Sinapi

Módulo XIII – Orçamento para Aditivos Contratuais

Módulo XIV – Orçando com o Sinapi

Público Alvo

Gestores e fiscais de obras; Gerentes de contratos de obras; Advogados; Construtores; Projetistas; Engenheiros; Arquitetos; Auditores; Gestores Públicos; Orçamentistas; Servidores públicos e profissionais relacionados com o processo de contratação e concorrência pública de infraestrutura.

INSTRUTORES

André Pachioni Baeta

Auditor Federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União, atuando na fiscalização e controle de obras públicas. Participou, como integrante da equipe de auditoria ou como supervisor da fiscalização, de diversas auditorias de obras públicas. Ocupou por três anos o cargo de direção da divisão encarregada da gestão do conhecimento do TCU em auditoria de obras, bem como do desenvolvimento de métodos e procedimentos relativos ao tema. Área também incumbida de auditar os sistemas referenciais de preços da Administração Pública Federal. Dentre outros trabalhos, foi responsável pela elaboração do Roteiro de Auditoria de Obras Públicas do TCU e pela Cartilha “Orientação para Elaboração de Planilhas Orçamentárias de Obras Públicas” do TCU. Atualmente, exerce a função de Assessor em Gabinete de Ministro do TCU. É autor dos livros “Orçamento e Controle de Preços de Obras Públicas” e “Regime Diferenciado de Contratações Públicas – Aplicado às Licitações e Contratos de Obras Públicas”, publicados pela Editora Pini, e coautor dos livros “Lei Anticorrupção e Temas de Compliance”, editado pela Editora Juspodivm, e Pareceres de Engenharia, editado pelo Clube dos Autores. Também é conferencista em diversos eventos e instrutor da ESAF, do Instituto Serzedello Corrêa – TCU, do Conselho Nacional de Justiça e de outras empresas, onde ministra cursos sobre RDC, licitação e fiscalização de contratos, auditoria e orçamentação de obras públicas. Foi eleito presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas – Ibraop para os biênios 2013/2014 e 2015/2016. Ainda no âmbito do Ibraop, coordenou a elaboração das Orientações Técnicas OT-IBR 004/2012 (Precisão do Orçamento de Obras Públicas) e OT-IBR 005/2012 (Apuração do Sobrepreço e Superfaturamento em Obras Públicas).

COMO SE MATRICULAR?

PROFESSORES QUALIFICADOS
Surpreenda-se em ter aulas didáticas com um rico conteúdo preparado para o seu melhor aprendizado.
AULAS PRESENCIAIS OU ONLINE – AO VIVO
Escolha o curso que melhor encaixe em seu perfil e tenha a melhor experiência online ou presencial com certificação.
6 ANOS DE EXPERIÊNCIA
Estude com quem tem experiência, didática comprovada, qualidade em atendimento e credibilidade no mercado.
DÚVIDAS? FALE CONOSCO

(83) 98128-2340
(61) 99408-0088