OBJETIVO
O curso visa ao conhecimento do Sistema Integrado de Administração Financeira – SIAFI, a atualização das rotinas de execução orçamentária e financeira e ao conhecimento teórico e prático sobre os assuntos abordados. Ao final do curso o aluno estará apto a: entender a estrutura do orçamento público e suas formas de apresentação; conhecer o ciclo orçamentário e financeiro e as rotinas respectivas no Siafi; identificar as etapas da execução da despesa e sua caracterização; compreender os procedimentos da programação financeira; diferenciar crédito de recurso, bem como entender os principais conceitos utilizados na execução orçamentária e financeira (fonte, gestão, unidade orçamentária, vinculação, natureza de despesa, programa de trabalho, natureza da despesa, ptres, entre outros); navegar no Siafi e acessar as principais tabelas administrativas, bem como efetuar consultas e lançamentos da execução orçamentária e financeira (Empenho, Liquidação e Pagamento); entender o funcionamento do Subsistema de Contas a Pagar e a Receber – CPR (Siafi WEB); entender os procedimentos de execução da despesa (empenho, liquidação e pagamento) bem como os lançamentos dos documentos respectivos no Siafi; executar solicitações, aprovações e liberações de recursos (Siafi WEB); e entender as espécies de Ordens Bancárias e suas aplicações para efetuar.
PÚBLICO-ALVO
Servidores e colaboradores ligados ao Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC).
METODOLOGIA
O curso será apresentado em slides de forma expositiva e dialogada, abordando os aspectos relacionados aos conceitos, com acesso extenso ao respectivo “Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal”. Haverá apresentação de conceitos, discussão de funcionalidades e exercícios para fixação do funcionamento do Siafi. Em todas as aulas haverá tempo segregado para discussão e os participantes poderão interagir diretamente com instrutor e colegas a qualquer momento. As aulas serão transmitidas pelo aplicativo de videochamada Google Meet.